Lavandários criam paisagem cinematográfica e colocam Campos Gerais na rota turística do Paraná

Parece cena de filme ou uma paisagem na Europa, mas é real e fica nos Campos Gerais do Paraná. As lavandas francesas florescem o ano todo em 1,5 hectare de campo, enquanto outras variedades da flor aparecem durante três meses no fim do verão. 

Em qualquer época do ano, o lavandário Het Dorp é aberto ao público para visitas, piqueniques, excursões e ensaios fotográficos. O campo arroxeado por lavandas cria um cenário romântico e também costuma ser cenário para pedidos de casamento.

O lavandário fica em Carambeí, no Vilarejo Holandês, uma propriedade rural que mantém as atividades de produção leiteira, queijaria, criação de animais, além do próprio cultivo da flor e do turismo. 

“Além do campo de lavanda, nosso vilarejo oferece diversas atrações de turismo rural, como um jardim encantador, arquitetura típica holandesa, uma loja com produtos de lavanda, uma queijaria com opções de pratos, áreas para piquenique entre as lavandas, um redário para descanso, a ‘fonte do amor verdadeiro’ para colocar cadeados com o nome da pessoa amada, a ‘ponte da sabedoria’ para compartilhar conselhos, um galinheiro com pavões e galinhas d’angola, um playground infantil, e o ‘poço dos desejos”, conta Lucas Los, um dos proprietários.

No último ano, o lavandário recebeu mais de 50 mil visitantes – um aumento significativo em relação a 2022, quando recebeu aproximadamente metade desse número. 

O crescimento possibilitou melhorias na estrutura, como a construção de banheiros, novas atrações e o início da construção de um café colonial. 

Parte do crescimento pode ser associado à Rota das Lavandas, instituída pela Lei nº 21.372, de março de 2023.

A rota divulga e promove as propriedades produtoras, os produtos feitos com a flor e atrações e pontos turísticos dos municípios participantes. É um estímulo para produção e para o desenvolvimento socioeconômico regional do Estado, com geração de emprego e renda. 

“A ideia de rota é para organizar as propriedades e dar referência para o turista que queira fazer agroturismo”, conta Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-PR.

Com o objetivo de incentivar o produtor rural ao plantio da lavanda e o turista a conhecer os lavandários, a rota conta com seis propriedades integrantes, nas cidades de Araucária, Carambeí, LondrinaPalmeiraToledo e Umuarama, e ainda um campus laboratório, com pesquisa e aplicações tecnológicas de produtos naturais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Nos Campos Gerais, além do Het Dorp, o público também encontra o lavandário Vale dos Sonhos, na Colônia Witmarsum, em Palmeira- o primeiro da região e mais um cenário para passeios, ensaios fotográficos e visita guiada. 

Dos produtos artesanais, os turistas podem apreciar o destaque do lugar: o sorvete de lavanda, além da geleia, cerveja, café, chocolate e outros produtos feitos com a flor. 

As propriedades unem a produção rural ao turismo, valorizando os dois setores e fomentando o desenvolvimento regional; também proporcionam um passeio diferente para o morador dos Campos Gerais, que não precisa sair da região para ter uma experiência única de turismo.

Fonte: Por Fernanda Zadra, g1 PR

Foto: Divulgação/@het.dorp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

Categorias

Redes Sociais