No desenrolar dos acontecimentos na noite de ontem, 02 de maio de 2024, uma ocorrência policial no Parque Nossa Senhora das Graças, em Ponta Grossa, resultou em um confronto armado que culminou na apreensão de 2 menor de idade e no trágico falecimento de um jovem de 20 anos.
Segundo relatos da Guarda Civil Municipal (GCM), o incidente começou quando um GCM, ao retornar para sua residência após o expediente de trabalho, deparou-se com um veículo Corsa Classic estacionado nas proximidades da sua casa de forma suspeita. Suspeitando da presença de dois indivíduos usando capuz dentro do veículo, o GCM optou por parar seu veículo a uma distância segura e observar a situação. Após alguns momentos, os ocupantes do veículo deixaram o carro e seguiram a pé pela rua José Pedro Silveira Godói Gomes.
Nesse momento, o GCM solicitou apoio da Central de Operações da Guarda Municipal(COGM) par verificar a placa do veículo suspeito e, enquanto aguardava, ouviu disparos de arma de fogo nas proximidades. Rapidamente, solicitou reforço e buscou abrigo atrás de um caminhão estacionado nas imediações. Após os disparos, avistou os suspeitos retornando ao veículo, um deles armado com uma pistola. Ao dar voz de abordagem, um dos suspeitos apontou a arma em sua direção, levando o GCM a efetuar dois disparos de pistola, atingindo um dos suspeitos no pé e resultando em sua prisão, o segundo suspeito fugiu correndo.
Com a chegada da equipe de apoio, foi apreendido um menor de 17 anos, portando uma pistola calibre .40 IMBEL, e foi localizada a vítima fatal, um jovem de 20 anos, na rua Francisco Ferreira. Segundo relatos, o jovem foi alvejado por disparos de arma de fogo enquanto estava em sua residência, resultando em seu falecimento.
As equipes de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Siate foram acionadas, mas constataram o óbito da vítima no local. A Polícia Científica e Criminalística foi chamada para realizar as devidas investigações.
O menor apreendido foi encaminhado para avaliação médica e posteriormente à delegacia, juntamente com a arma e o veículo apreendidos. Posteriormente outras equipes da Guarda Civil Municipal acabaram aprendendo o outro menor que teria fugido, sendo o mesmo também encaminhado à delegacia da 13ª SDP.
Em meio aos desdobramentos dessa tragédia, é importante reconhecer o trabalho e a coragem das equipes da Guarda Civil Municipal, do SAMU, bombeiros, da Polícia Militar e de todos os envolvidos que atuaram na cena do incidente. O desempenho profissional do agente da GCM, que agiu com diligência e prontidão diante do cenário adverso, merece especial destaque.
Esses eventos ressaltam a importância de contar com uma força policial treinada e preparada para lidar com situações de alto risco, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade local.