Com o propósito de reconhecer, valorizar, fomentar e divulgar o jiu-jítsu, além de promover as potencialidades desse esporte no enfrentamento das questões de exclusão e vulnerabilidade social, a Assembleia Legislativa do Paraná reuniu atletas, professores, mestres e entusiastas da modalidade para uma homenagem.
A Sessão Solene para comemorar o Dia do Jiu-Jítsu foi proposta pelo líder do Governo no Legislativo, deputado Hussein Bakri (PSD). Ele é o autor da Lei Estadual nº 20. 646/2021, que inseriu o dia 30 de agosto no Calendário Oficial do Estado, em alusão à modalidade.
“O esporte sempre tem de ser valorizado nas suas diversas modalidades. E o jiu-jítsu é uma das que mais cresce no Brasil, atraindo muitos praticantes. Então, o objetivo é dar luz a essa prática e ao mesmo tempo incentivar, fortalecer os praticantes, as escolas, os projetos sociais que tratam do jiu-jítsu, para que se sintam prestigiados aqui na Casa de Leis, com capilaridade para o Estado inteiro. O reconhecimento faz bem para a alma”, afirmou o parlamentar.
“E, além disso, também colocar a Assembleia à disposição deles para eventuais leis que possam melhorar o dia a dia do esporte, para ações em parceria com o Governo do Paraná, onde é possível captar recursos junto à Copel, Sanepar, à Fomento Paraná, por exemplo. Oportunidades que muitas vezes passam desapercebidas aos olhos de quem trabalha com o esporte”, acrescentou Hussein Bakri. Ele relembrou que começou sua trajetória como atleta de futsal, que ajudou a moldar sua vida e caráter.
“É um dia muito especial, de homenagem ao jiu-jítsu, uma modalidade tão importante nos esportes de combate por todo o seu histórico. Parabenizar a Assembleia por valorizar as questões do esporte. O jiu-jítsu é prestigiado em todos os eventos aqui no estado do Paraná, como agora no torneio internacional de Jiu-Jítsu, neste fim de semana, no ginásio do Tarumã. O Tarumã que sempre está de portas abertas e é o maior palco do esporte paranaense. Além disso, a gente está proporcionando aulas gratuitas em um projeto embrionário do Estado”, explicou o diretor de fomento da Secretaria de Esportes do Paraná, Clésio Prado.